quarta-feira, 26 de março de 2008

A Antartida esta derretendo, não existe mais tempo á se esperar. A hora de agir é agora!

Nossos pais já foram avisados e não deram ouvidos, agora a missão que resta esta em nossas mãos. No ultimo dia seis de Março cientistas anunciaram o desprendimento de um bloco de gelo na plataforma de Wilkins, na Península Antártida. O que esta surpreendendo os cientistas é o tamanho e a rapidez com que o fenômeno ocorre, com uma área de 400 km2, maior que a cidade de Curitiba e um quarto do tamanho da cidade de São Paulo. O fenômeno de descongelamento das calotas polares já é estudado a pelo menos 30 anos, mas a previsão de que uma porção da Antártida vai desaparecer esta mais próxima do que os cientistas imaginaram.


Nunca se viu algo de tamanho impacto acontecendo, David Vaughan, da British Antarctic Survey (BAS) ainda afirma: "Esta não é uma questão de elevação do nível do mar, contudo, é mais uma indicação da mudança do clima na Península Antártida e de como isto está afetando o meio ambiente”. As alterações climáticas e ambientais que estão ocorrendo na Antártida afetam a todos, influenciando no equilíbrio natural do planeta e acarretando em catástrofes a nível global.Com o desequilíbrio dos meios naturais todas as populações do planeta estão fadadas a sofrer o declínio dos meios de produção de alimentos e subsistência básica, as mudanças já estão sendo vistas em todo globo, como mega tsunamis, a seca e a fome.


Os cientistas ainda são otimistas acreditando que com o termino do verão na Antártida o fenômeno devera reduzir a intensidade. Não devemos ver isso como um aviso e sim como um comunicado de que algo já deveria ter sido feito para barrar a destruição já cometida e a que ainda esta por vir. A iniciativa deve estar em cada um de nós, devemos partir do entendimento de que um erro cometido em um lado do globo reflete na Terra como um todo. A chance já foi dada uma vez, nossa geração não pode ser passiva e acomodada sem perceber a real gravidade como já foi feito pelas gerações anteriores. Agora não existe mais escolha, ou revertemos o quadro ou sofreremos as conseqüências.


Olhares:

A Terra em Chamas - parte 1


A Terra em Chamas - parte 2


A Terra em Chamas - parte 3


1 Comentários:

Blogger Carlos Castilho disse...

Bruno
Excelente o post. Texto claro e limpo, somado às ilustrações.
Parabéns
Castilho

2 de abril de 2008 às 10:09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial