quarta-feira, 25 de junho de 2008

Análise Ética do Episódio "Lisa a Iconoclasta" da série "Os Simpsons".

Neste episódio da série, Lisa descobre que Jebediah, o fundador de Springfield e que carrega o nome da cidade, não é o grande herói que todos acreditam. Jebediah foi, na verdade, um pirata “malvado” que tentou matar George Washington. Com a importância dessa descoberta, Lisa se vê diante uma questão ética.



Quando Lisa percebe que todos na cidade são “felizes” por cultuar Jebediah como um homem honroso e detentor de grande moral, decide então, encobrir a verdade para o bem comum e a paz de todos. Tornando-se uma iconoclasta, pois a iconoclastia é uma doutrina que se opõem ao culto de ícones, geralmente por motivos políticos ou religiosos e está diretamente relacionada com as questões éticas. Seguindo como idéia, o principio de que as ações humanas consideradas corretas são uma listagem das convenções sociais provisórias.

Podemos associar o dilema ético enfrentado por Lisa, com a teoria kantiana quando o filósofo alemão Kant define seus conceitos com os seguintes dizeres: “(...) age de tal forma que a máxima da tua vontade se torne lei universal”. Neste caso, a verdade prejudicaria a todos, temos aqui um exemplo de que não somos totalmente livres, e como já foi citado por Kant, a moral é a racionalidade do sujeito.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial