quarta-feira, 11 de junho de 2008

Anime Arjuna e suas prováveis influências Hindus!

"Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris".

Essas palavras foram profetizadas há mais de 200 anos atrás de forma intuitiva pela índia Cree chamada “Olhos de Fogo”.

O anime Earth Girl Arjuna nos referencia aos problemas sócio-ambientais, que vivemos nos dias atuais. Como o aquecimento global, destruição dos recursos naturais, secas, enchentes, fome e num futuro não muito distante as guerras pela disputa de água potável.

Acredito que a idéia para criação do anime, foi à mensuração aos textos religiosos da mitologia Hindu com os problemas relacionados ao aquecimento global.




Nas escrituras Bhagavad Gita (A Canção do Senhor), datadas do século IV a.C., o jovem príncipe ARJUNA perdeu o seu trono e reino, usurpados por seus parentes. Desanimado, recusa-se a lutar, aparece então Krishna, que o faz ver porque deve reconquistar o seu trono e reino, mesmo que matando os usurpadores. Alguns intérpretes, como Mahatma Gandhi, compreendem as palavras de Krishna em sentido simbólico.

Entendem que Arjuna é o Eu humano cujo reino foi usurpado pelo ego, e Krishna é o Eu plenamente realizado, que convida Arjuna a fazer a sua auto-realização, derrotando seus parentes – os sentidos, a mente e as emoções – que, no homem profano, usurpam injustamente o domínio do Eu divino. Esta reconquista só é possível pelo auto-conhecimento da verdadeira natureza humana, indispensável para a sua auto-realização.

A Bhagavad Gita faz parte do épico Mahabharata, que é o texto sagrado de maior importância no hinduísmo e possui um total de 90.000 versos, compondo o maior volume de texto em uma única obra humana. A obra discute as três metas da vida humana: kama ou desfrute sensorial, artha ou desenvolvimento econômico e dharma a religiosidade mundana que se resume em códigos de conduta moral e rituais.

Neste sentido, Mahabharata simboliza um paralelo a outros escritos religiosos da humanidade, como da Bíblia, onde o sopro de Deus (Eu) derrotado pelo sibilo da serpente (ego) é convidado a reconquistar o seu reino divino, "esmagando a cabeça da serpente".

Vindo do sânscrito o significado de Arjuna pode ser representado por: brilhante, brilhar, branco ou prata. Como disse Olhos de Fogo: “Será o tempo dos Guerreiros do Arco Íris”.

Fontes de Pesquisa

http://www.indiasabedoria.hpg.com.br/ignorancia.html

http://www.culturabrasil.org/gita.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bhagavad_Gita

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahabharata

1 Comentários:

Blogger Carlos Castilho disse...

Bruno,
O posto está muito interessante mas faltou uma ligação mais estreita entre a questão ecologica, levantada pela india Cree e o problema da não violencia que está implicito na informação sobre o principe Arjuna. Como as duas historias foram colocadas no mesmo post a expectativa é que tenham algo em comum. Se não tiverem, o idela seria fazer dois posts separados.
Castilho

25 de junho de 2008 às 11:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial