domingo, 29 de junho de 2008

Simbolismo Semiótico



Nossa sociedade se comunica principalmente de forma visual e não podemos negar isso, é a chamada “Sociedade Imagética”. Para entender os princípios básicos de qualquer estrutura imagética é necessário entender a inclusão contexto social, a informação de acordo com a cultura que esta inserida. A sociedade é um mix de culturas sobrepostas, por isso a linguagem ao se comunicar tem que ser clara e direcionada, de forma que uma pessoa que esteja introduzida em outro contexto possa entender o que queremos transmitir sem fazer muito esforço.

Os processos simbólicos e os mecanismos semióticos, são campos a serem trabalhados quando se quer obter êxito em comunicar. Quando se monta um “quadro simbólico” ou uma mensagem, é importante fazer uso de diversos mecanismos multisensoriais, para fortalecer uma idéia e passar um conceito. Nossa memória esta em branco quando nascemos, ao passar de nossas vidas vão surgindo experiências e formamos conceitos para interpretação do mundo. Você não sabe o que é uma pedra se ninguém lhe falar o que é uma pedra.

Tudo representa alguma coisa, a mídia tem importante papel na formação de idéias, mexendo com o inconsciente coletivo. A dica é traduzir os diferentes contextos sociais em informações simples, práticas de serem entendidas por cada um dos nichos de mercado. Uma vez que a interpretação de mundo nasce de uma cultura pré-existente, e se forma no inconsciente coletivo por processos de simbolismos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial