segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Naufragados - Florianópolis - SC - Brasil


Praia localizada ao sul da Ilha, a 42 km do centro. Grande enseada de mar aberto, é bastante preservada e faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Tem acesso somente por trilha (caminhada de 1h) ou de barco. Ao se chegar na vila de pescadores, observamos os costumes de gente que ainda tem na pesca artesanal, a principal atividade econômica. Uma ótima oportunidade de interagir com pessoas que tem sempre boas histórias para contar, e um delicioso peixe fresco para saborear, pescado ali mesmo.
Muito rica em atrativos, entre eles, ruínas de antigos engenhos, oficinas líticas, antigos caminhos coloniais, Naufragados recebeu este nome por estar localizada em local de difícil travessia para barcos, com fortes correntes marítimas, testemunhando assim diversos naufrágios na antiguidade.
No canto direito, há uma trilha que conduz ao farol de Naufragados, onde encontramos uma bateria de antigos canhões. Deste local, tem-se uma linda vista da região da Guarda do Embaú, do pico do Cambirela e mais a frente avistamos a Ilha de Araçatuba que abriga a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba.
O interessante é percorrer este caminho na companhia de um monitor ambiental que conhece além de diversas espécies da fauna e flora locais, histórias da ilha e de um povo que luta para manter viva suas tradições, preservando seu meio ambiente.









0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial