domingo, 29 de junho de 2008

Simbolismo Semiótico



Nossa sociedade se comunica principalmente de forma visual e não podemos negar isso, é a chamada “Sociedade Imagética”. Para entender os princípios básicos de qualquer estrutura imagética é necessário entender a inclusão contexto social, a informação de acordo com a cultura que esta inserida. A sociedade é um mix de culturas sobrepostas, por isso a linguagem ao se comunicar tem que ser clara e direcionada, de forma que uma pessoa que esteja introduzida em outro contexto possa entender o que queremos transmitir sem fazer muito esforço.

Os processos simbólicos e os mecanismos semióticos, são campos a serem trabalhados quando se quer obter êxito em comunicar. Quando se monta um “quadro simbólico” ou uma mensagem, é importante fazer uso de diversos mecanismos multisensoriais, para fortalecer uma idéia e passar um conceito. Nossa memória esta em branco quando nascemos, ao passar de nossas vidas vão surgindo experiências e formamos conceitos para interpretação do mundo. Você não sabe o que é uma pedra se ninguém lhe falar o que é uma pedra.

Tudo representa alguma coisa, a mídia tem importante papel na formação de idéias, mexendo com o inconsciente coletivo. A dica é traduzir os diferentes contextos sociais em informações simples, práticas de serem entendidas por cada um dos nichos de mercado. Uma vez que a interpretação de mundo nasce de uma cultura pré-existente, e se forma no inconsciente coletivo por processos de simbolismos.

Wall E - Sinopse & Trailer



Depois de maltratar o planeta Terra durante séculos, os humanos percebem que aqui não é mais um lugar habitável, por isso decidem partir em um cruzeiro pelo espaço por cinco anos, enquanto alguns robôs limpam a sujeira que eles deixaram. A viagem, no entanto, acaba durando mais do que eles imaginavam. Sete séculos depois, a nave Axiom ainda continua aguardando uma confirmação de que é possível viver na Terra, para que enfim possam voltar.

Neste tempo, os robôs que cuidavam da limpeza foram se deteriorando, restando apenas um. Wall-E continua seu trabalho, juntando enormes pilhas de lixo enquanto aproveita para colecionar alguns artigos que os humanos deixaram por aqui. O fascínio dele pelos antigos habitantes do planeta é tanto que ele passa a desenvolver algumas das emoções humanas. Assistindo a filmes ou observando o que restou, Wall-E tenta aprender a forma de vida deles. Acompanhado apenas por uma pequena barata, ele também sonha com o dia em que viverá um amor como nos filmes.

Um dia, chega Eva, uma robô exploradora enviada pelos humanos para saber se existe alguma forma de vida na Terra. A paixão de Wall-E por ela é tanta que ele faz de tudo para ficar próximo, mesmo com seu temperamento difícil. Quando Eva parte de volta para Axion, ele não resiste e vai atrás. Na nave, o robô tem uma surpresa ao ver que os humanos são bem diferentes da forma como ele imaginava. Agora, enquanto ele corre atrás de seu verdadeiro amor, Eva vai fazer de tudo para provar a todos que a Terra ainda merece uma chance.

Curiosidade

A idéia de Wall-E surgiu no mesmo almoço em que foram criados Vida de Inseto, Monstros S.A. e Procurando Nemo. O filme do robô foi o último a ser desenvolvido pois, ao contrário dos outros, só tinha o personagem, sem uma história desenvolvida. O longa que o robô assiste no videocassete é Alô Dolly, e dentre as músicas usadas na trilha sonora está Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

Veja um pouco mais.



Fonte: MSN Entretenimento - Cinema

Mozilla Firefox & Comercial

O Internet Explorer já não é mais tão unanimidade no mercado. O navegador que detém o maior número de usuários, perde de forma progressiva mercado para outros navegadores. Entre seus concorrentes o destaque é para o Mozilla Firefox. Acho importante observarmos a genialidade de seu comercial. Explora figuras de linguagens e apresenta uma animação que desperta a curiosidade de futuros clientes.



Condicionamento Semiótico da Leitura















De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Análise Ética do Episódio "Lisa a Iconoclasta" da série "Os Simpsons".

Neste episódio da série, Lisa descobre que Jebediah, o fundador de Springfield e que carrega o nome da cidade, não é o grande herói que todos acreditam. Jebediah foi, na verdade, um pirata “malvado” que tentou matar George Washington. Com a importância dessa descoberta, Lisa se vê diante uma questão ética.



Quando Lisa percebe que todos na cidade são “felizes” por cultuar Jebediah como um homem honroso e detentor de grande moral, decide então, encobrir a verdade para o bem comum e a paz de todos. Tornando-se uma iconoclasta, pois a iconoclastia é uma doutrina que se opõem ao culto de ícones, geralmente por motivos políticos ou religiosos e está diretamente relacionada com as questões éticas. Seguindo como idéia, o principio de que as ações humanas consideradas corretas são uma listagem das convenções sociais provisórias.

Podemos associar o dilema ético enfrentado por Lisa, com a teoria kantiana quando o filósofo alemão Kant define seus conceitos com os seguintes dizeres: “(...) age de tal forma que a máxima da tua vontade se torne lei universal”. Neste caso, a verdade prejudicaria a todos, temos aqui um exemplo de que não somos totalmente livres, e como já foi citado por Kant, a moral é a racionalidade do sujeito.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Anime Arjuna e suas prováveis influências Hindus!

"Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris".

Essas palavras foram profetizadas há mais de 200 anos atrás de forma intuitiva pela índia Cree chamada “Olhos de Fogo”.

O anime Earth Girl Arjuna nos referencia aos problemas sócio-ambientais, que vivemos nos dias atuais. Como o aquecimento global, destruição dos recursos naturais, secas, enchentes, fome e num futuro não muito distante as guerras pela disputa de água potável.

Acredito que a idéia para criação do anime, foi à mensuração aos textos religiosos da mitologia Hindu com os problemas relacionados ao aquecimento global.




Nas escrituras Bhagavad Gita (A Canção do Senhor), datadas do século IV a.C., o jovem príncipe ARJUNA perdeu o seu trono e reino, usurpados por seus parentes. Desanimado, recusa-se a lutar, aparece então Krishna, que o faz ver porque deve reconquistar o seu trono e reino, mesmo que matando os usurpadores. Alguns intérpretes, como Mahatma Gandhi, compreendem as palavras de Krishna em sentido simbólico.

Entendem que Arjuna é o Eu humano cujo reino foi usurpado pelo ego, e Krishna é o Eu plenamente realizado, que convida Arjuna a fazer a sua auto-realização, derrotando seus parentes – os sentidos, a mente e as emoções – que, no homem profano, usurpam injustamente o domínio do Eu divino. Esta reconquista só é possível pelo auto-conhecimento da verdadeira natureza humana, indispensável para a sua auto-realização.

A Bhagavad Gita faz parte do épico Mahabharata, que é o texto sagrado de maior importância no hinduísmo e possui um total de 90.000 versos, compondo o maior volume de texto em uma única obra humana. A obra discute as três metas da vida humana: kama ou desfrute sensorial, artha ou desenvolvimento econômico e dharma a religiosidade mundana que se resume em códigos de conduta moral e rituais.

Neste sentido, Mahabharata simboliza um paralelo a outros escritos religiosos da humanidade, como da Bíblia, onde o sopro de Deus (Eu) derrotado pelo sibilo da serpente (ego) é convidado a reconquistar o seu reino divino, "esmagando a cabeça da serpente".

Vindo do sânscrito o significado de Arjuna pode ser representado por: brilhante, brilhar, branco ou prata. Como disse Olhos de Fogo: “Será o tempo dos Guerreiros do Arco Íris”.

Fontes de Pesquisa

http://www.indiasabedoria.hpg.com.br/ignorancia.html

http://www.culturabrasil.org/gita.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bhagavad_Gita

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahabharata

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Mundo dos Macacos Digitais




Quando se diz que a sociedade prepara o crime e o criminoso o comete, estamos colocando o homem como vítima do sistema. Na verdade o grande crime já foi cometido com a reestruturação do mundo das razões. Com a era digital que vivemos hoje e a cybercultura, a elite que detém o poder de formação de novos valores não são mais as instituições sociais, somos nós. Quero dizer que não somos mais vítimas do sistema e sim que nos vitimamos, pois na razão de animais que somos, as atitudes de mudança de mundo visando interesses particulares ou de um grupo de pessoas, ocorrem por instinto de sobrevivência. A invenção da sociedade foi o estupro da humanidade. Os estilos de vida da modernidade são a forma que o homem encontrou para sobreviver no novo mundo. Não passamos de meros primatas, apenas falamos mais alto, os outros primatas também falam sua própria linguagem. O convívio em grupo é uma característica dos primatas, o que foi inventado não foi a sociedade, e sim os valores morais. Ideias como o dualismo e o progressismo da humanidade, a modernidade trouxe consigo novos significados para as coisas. “As verdades voam soltas pelo mundo antes mesmo que alguém possa pegá-las e articulá-las.” - Peter Harison

P.s.: Todo questionamento deste texto foi elaborado em pesquisas realizadas com a colega Martha Curial para trabalho realizado na disciplina de Semiótica.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Manifesto aos Publicitários.




Clique na imagem para ampliar!